A equipe de Dune: Awakening, o aguardado MMORPG de sobrevivência no universo de Duna, apresentou novas informações sobre a estrutura de servidores, o mapa e os recursos sociais do jogo durante sua mais recente livestream.
Como funcionam os servidores em Dune: Awakening
Os servidores serão organizados por camadas. A estrutura base é o chamado “mundo”, que representa o servidor principal em cada região. Dentro desses mundos, haverá instâncias chamadas “seiches”, usadas para áreas específicas com menor densidade populacional.
Algumas áreas, porém, terão um perfil mais aberto e massivo. É o caso de:
-
Arrakeen e Harko Village — designadas como espaços sociais multiplayer
-
Deep Desert — a grande zona PvP do jogo com cerca de 7 km por 7 km, onde o conteúdo de endgame acontece
Regiões de servidores confirmadas
O jogo contará com sete regiões internacionais de servidores no lançamento:
-
Costa Leste dos EUA
-
Centro dos EUA
-
Costa Oeste dos EUA
-
América do Sul
-
Europa
-
Ásia
-
Austrália
Haverá mundos abertos para quem comprou pacotes de acesso antecipado, e mais mundos serão liberados com o lançamento completo no dia 10 de junho. Caso os servidores estejam cheios, os jogadores entrarão em fila.
Visitação entre servidores
Os jogadores não estarão presos a apenas um servidor. Com a ferramenta de visita entre amigos, será possível pular para o servidor deles quase instantaneamente, sendo teleportado até o posto de troca mais próximo.
Limitação: você poderá explorar o mundo e jogar normalmente no servidor do seu amigo, mas não poderá construir sua própria base nele — o que faria bagunça demais, tanto no equilíbrio quanto na performance. No entanto, é possível ajudar a construir nas bases dos seus amigos.
Recursos sociais e estrutura de grupos
Os sistemas sociais em Dune: Awakening seguem o padrão dos MMOs modernos com um toque de sobrevivência:
-
Lista de Amigos — integra automaticamente seus contatos da Steam
-
Grupos (Parties) — até 4 jogadores podem formar um grupo, com rastreamento de status e localização
-
Guildas — o maior tipo de organização, permitindo até 32 membros. É possível compartilhar recursos como baús, veículos, portas, ferramentas e mais, com permissões controladas por líderes e oficiais
Um destaque interessante para fãs de roleplay são as afiliações com Casas e Fações do universo de Duna. Guildas poderão se alinhar a NPCs influentes, desde que os jogadores tenham nível de reputação suficiente com aquela facção. Traições ou alianças opostas podem gerar consequências dentro do sistema de reputação.
Considerações finais
Essas novidades foram apresentadas na transmissão sobre os sistemas de combate do jogo, que também detalhou armas, árvores de habilidade e comportamento de NPCs.